top of page

Quem somos

Somos a Igreja Pentecostal Unida do Brasil (IPUB) e estamos presente em todo o país.  Nossa história começou em 1957, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, quando um missionário americano da Igreja Pentecostal Unida Internacional veio pela primeira vez evangelizar em terras brasileiras. No Paraná, o início foi em 1962, em Paranaguá. Cinco anos depois, a IPUB chegava à Curitiba.

Na pequena igreja de madeira, outra com teto de papelão, surgia um povo abençoado e disposto a pregar o evangelho de Cristo. Por isso, crescemos e hoje, são 37 igrejas espalhados por todo o Paraná. E ainda temos muito que crescer. 

Por isso, caminhamos sempre com a missão de evangelizar a todos, utilizando todas as formas possíveis e convenientes. Pregando sempre o Nome de Jesus. Levando a palavra de salvação e a verdade de que há apenas um Deus, um único Senhor e Salvador: Jesus Cristo. E que, é preciso o arrependimento dos pecados, o batismo nas águas em Nome de Jesus e o batismo com o Espírito Santo, para uma vida plena com Deus. 

A nossa visão é exatamente esta: levar “o evangelho completo para o mundo inteiro”, como trazemos em nossa logo.  Estamos em mais de 213 países do mundo. Mas, precisamos de você para levar a palavra em sua cidade, seu bairro, sua casa. Venha evangelizar com a gente!

Bíblia

Acreditamos que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus; a infalível Palavra de Deus. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Tm 3:16). A Bíblia é a única autoridade dada por Deus que o homem possui; portanto, toda doutrina, fé, esperança e instrução para a igreja devem ser fundamentadas na Bíblia Sagrada. Em toda parte do mundo deve ser pregada a Palavra de Deus, mas esta só pode ser perfeitamente compreendida por aqueles que são guiados pelo Espírito Santo (1 Jo 2:27).

Único Deus

Cremos no Único Deus sempre vivo e Eterno, Infinito em Seu poder, Santo por natureza, atributos e propósitos; possuidor de divindade absoluta e indivisível. Este Único Deus verdadeiro se manifestou de várias maneiras, como Pai na criação; no Filho enquanto andou entre os homens; como o Espírito Santo depois da ascensão (Ml 2:10; Jl 2:28; Hb 1:1; Is 9:6; 1Co 8:6; Jo 14:8-9; Ef 4:6; 1Tm 3:16).
 

Filho de Deus

O único Deus verdadeiro, o Jeová do Antigo Testamento assumiu a forma de homem, e como o Filho do homem nasceu da virgem  Maria. “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória, (1Timóteo 3:16).

Alguns textos da escritura comprovam isto: (2 Co 5:19, Cl 2:9, Cl 1:19, I Tm 2:5, 1 Co 15:27-28, Ap 1:8)

O Nome

Deus usou nomes diferentes como “Deus” – “Eloim”, “Deus Todo-Poderoso” -“El Shaddai”, “Jeová”, o principalmente “Jeová Senhor”, o nome de redenção do Antigo Testamento. Todos estes nomes são uma auto-revelação da identidade de Deus.
“… Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; …e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6). Esta profecia se cumpriu quando o Filho de Deus recebeu o seu nome: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4:12).

A criação e queda do homem

No princípio, Deus criou o homem inocente, puro e santo; mas através do pecado da desobediência, Adão e Eva, os primeiros representantes da raça humana, perderam o seu estado de santidade, e Deus baniu-os do Éden. Assim, pela desobediência de um homem, o pecado entrou no mundo. (Gên. 1:27; Rom. 3:23; 5:12).

Arrependimento e conversão

O perdão e a remissão dos pecados é obtido através de genuíno arrependimento, de confessar e abandonar os pecados. Somos justificados pela fé no Senhor Jesus Cristo (Rm 5:1). João Batista pregou o arrependimento, Jesus proclamou-o e os Apóstolos deram ênfase tanto a judeus quanto gentios. (Atos 2:38; 11:8; 17:30).
A palavra “arrependimento” deriva de várias palavras gregas que significam mudança de ponto de vista e propósito, mudança de coração, mudança de idéias, mudança de vida, transformação, etc.
Jesus disse: “…se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lucas 13:3).
Em Lucas 24:47 lemos: “E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações, começando de Jerusalém”.

Batismo com Espírito Santo

Batismo nas águas

João Batista, em Mt 3:11 disse: “… Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo“.  Jesus, em Atos 1:5 disse “…sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. Jesus, em Atos 1:5 disse “… sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. Lucas nos diz em Atos 2:24: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

 

Os termos “batizar com o Espírito Santo”, “cheios do Espírito Santo”, "Promessa do Espírito Santo" ou "dom do Espírito Santo", são sinônimos e usados um pelo outro na Bíblia. Corresponde com as Escrituras esperar que todos aqueles que recebem o dom, a plenitude ou o batismo do Espírito Santo, recebem o mesmo sinal visível inicial do falar em outras línguas (Atos 2:4; 10:45-46; 19:6). O Senhor, por intermédio do Profeta Joel disse: “… derramarei o meu Espírito sobre toda a carne…” (Joel 2:28). Pedro ao explicar esta experiência fenomenal disse: "… tendo (Jesus) recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis" (Atos 2:33). Também: "… para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar" (Atos 2:39).

O batismo de acordo com as Escrituras é feito por imersão, e só devem passar por ele aqueles que estão completamente arrependidos, havendo deixado os seus pecados e renegado o seu amor ao mundo. Deve ser realizado por um ministro do evangelho devidamente autorizado, em obediência à Palavra de Deus, e em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, de acordo com os Atos dos Apóstolos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; assim obedecendo e cumprindo Mateus 28:19.

bottom of page